terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ditadura militar em Honduras

O mundo volta seus olhos para a gripe Influenza H1N1. Dentro dos ônibus as pessoas se repelem na esperança de repelir o 'contagiante' vírus. Enquanto isso Honduras sofre um golpe militar liderado pelas elites direitistas desse país.

Para quem não sabe o que é Ditadura Militar eu vou explicar em algumas linhas.

Na década de 60 as ditaduras invadiram os países latino americanos, apoiados pelos manuais da CIA com o fim de não permitir que movimentos comunistas se enraizassem por essas bandas. O que caracaterizou a ditadura militar foi a tomada do poder pelo exército. Com isso: 1) O povo ficou impedido de escolher os seus governantes. 2) Os valores constitucionais foram eliminados 3) O congresso foi fechado 4) Foi utilizada a força para combater possíveis dissidentes do governo 5) Foi autorizado o uso da tortura para minar os fócos revolucionários.

A Ditadura abafa o mais importante poder: A força do povo.

Manuel Zelaya, presidente deposto de Honduras, foi atingido por cometer "vários pecados: desafiou as oligarquias e a burguesia nacional, donas dos meios de comunicação; aumentou o salário mínimo dos funcionários públicos e promoveu a mesma alta no setor privado (60%); melhorou as condições sociais das trabalhadoras domésticas; reduziu o preço dos combustíveis ao se integrar à Petrocaribe, deprezando a Texaco e a Esso Standard Oil; pretendia utilizar a base militar (americana) de Palmerola como Aeroporto Internacional; e se opôs a uma nova lei mineira que lesava os interesses do país, pois outorgaria novas licenças e concessões a empresas de exploração, tais como a Gold Corp., American Pacific e outras" - Le Monde Dimplomatique Brasil - Número 25 agosto de 2009.

Chegou a hora da gente dizer não às ditaduras. É impressionante como a Lei Anti-fumo tem muito mais divulgação e muito mais efeito que a lei de orçamento participativo municipal. Precisamos ver aonde realmente está a gripe das coisas.

Esse post é para se solidarizar com a causa de Manuel Zelaya, presidente eleito democraticamente pelo povo de Honduras e deposto pela ditadura militar no dia 25 de junho de 2009.

3 comentários:

  1. Poxa, tinha a impressão de ninguém estava acompanhando essa situação... ela fica ali, do lado direito das páginas de notícia, totalmente fora da linha de direção!
    Sou suspeita pra falar né, virei totalmente inimiga do estado... Mas,se a grobo não fala... nóis fala né...de algum jeito! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. ótimo texto Roger...pensei em escrever um texto sobre esse assunto, mas além de ser mais rápido, o seu já diz tudo!

    sugiro um tema: "sobre a base estadunidense na Colômbia"

    ResponderExcluir
  3. NAda como a internet!!!!!!

    ResponderExcluir

Não me procure se não for importante