terça-feira, 30 de junho de 2009

MÍdias espontâneas pra povo chucro

Recentemente, duas meninas com quase a mesma idade, tornaram-se celebridades nacionais com canções próprias. Semelhanças e antagonismo marcam a vida dessas duas garotas.

Refiro-me a Malu Magalhães e a Stefhany.

Semelhanças:
Ambas despontaram na fama sem a ajuda dos mecenas mega-empresários da indústria cultural. Pelo menos não num primeiro momento.

Antagonismo:
A Malu explora uma expressão artística inspirada nos Beatle, Bob Dylan e na geração beatnik. Tem uma característica muito singular de fazer poesias com elementos pouco convencionais e explora a música de maneira irreverente e fora dos atuais padrões.
Por outro lado, Stephany faz uma mistura da música internacional da década de 80 e 90 com ritmos brasileiros como o forró, o calypso e o brega. Com um estilo muito característico da nova música nordestina, ela vem conquistando um público cada vez mais seleto.

O que me interessa em todo esse formalismo é que ambas surgiram de mídias espontâneas, mas o povo insiste em caçoar da Malu pelo novo (velho) estilo que ela traz. Com um jeito que está mais para pureza que para a malandragem, ela nos convida para alguns desafios dialéticos. O povo da agência em que trabalho a odeia. Já a Stefhany, com toda aquela coisa sedutora e uma linguagem simples, o povo ama e passa a estudar o "fenômeno".

Sou realmente louco das ideias... Me internem na casa verde do alienista.

Um comentário:

  1. hahaha...ótima comparação!
    Talvez porque seja mais fácil entender a Stephany: ela é brega e ponto, é tosco, é zoado.
    A Malú exige um pouco mais pra criticar né! Desenvolve Malú rsrs...

    ResponderExcluir

Não me procure se não for importante