quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Projeto Patuá

"O Choro da cuíca e o batuque do pandeiro começaram um samba e assim surgiu a felicidade"

Assim, assinam os integrantes deste projeto bacana que acompanhei esse fim de semana em São Paulo: Projeto Patuá.

Após a fatídica tinta cinza que encobriu grafites fantásticos no acesso da avenida Rebouças, a cidade se vê novamente como centro artístico deste tipo de arte. O legal é que, agora, as galerias estão a disposição de qualquer um; estão nos muros.

O Projeto Patuá, nasceu das mãos de Ricardo Mezadri e do Cláudio Cruz (Claudinho). A intenção é desenvolver stensils (arte baseada na construção de uma máscara para aplicação do spray) gigantes pela cidade, retratando a alegria do povo brasileiro. E agora também a alegria deles. A inauguração da primeira tela (muro) foi no Jardim Bonfiglioli, bairro da zona oeste de São Paulo, na rua Caminho do Engenho.

Um fato curioso foi a presença desconfiada dos policiais, enquanto o muro era pintado. Quando terminado a primeira parte, os mesmo 'poliças', passaram novamente e deram um sorriso. Não deixa de ser a máquina se curvando para a beleza das ruas.

Esse stencil, com quase quatro metros de altura e oito de comprimento, se diferencia justamente pelo tamanho. Esta técnica não é nova, mas nessas proporções, sem dúvida, é bastante inovadora. Para se ter um pouco de ideia sobre a dimensão deste trabalho, percebam, na primeira imagem, como o poste com o nome da rua fica pequeno.

Será lançado um filme com todas as fases de desenvolvimento da tela (muro).

Quem quiser saber mais é só entrar no Flicker da dupla http://www.flickr.com/photos/projetopatua/ ou mandar um e-mail para ricardomezadri@gmail.com

Fiquem então com as imagens da brisa.





Um comentário:

  1. é da arte que se inicia e é pra esse caminho que vamos...Obrigado hermano!

    ResponderExcluir

Não me procure se não for importante