terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Só posso vir até aqui!

Espremem-se todos num vagão. Não adianta apitar a porta, esparramam-se mais e mais, acaba-se o espaço, o ar, e dá-se início a convulsão. Esta dilacerada São Paulo, que às vésperas de mais uma eleição, destoa otimismo e faz crescer em mim um certo despeito de ser paulista. Ah, injustiça.

E não somente por aqui se apertam malabaristas, em Detroite, terra da GM e do Crysler, que se acreditou tanto tempo tayloristas, entendeu muito bem que está numa linha de produção parada. Troca-se fralda por um remédio vencido! Sim! Isso é nos estados unidos, num estado onde periferia é coisa de branco (que contradição louca, não?). Mas não estão à margem da miséria, não. Brancos bem nascidos, álveos, andam bem bonitos de carro, enquanto isso a saúde vai mal. Lá tá feia a coisa.

Sobre essa cidade paulistana, hoje, nada menos absurdo: uma moça não aguentou a pressão, que baixou nos pés e viu o mundo escuro. Caiu! Desmaiou-se todinha. E o guardinha, que cuida do trânsito de tantos ônibus, parou de sinalizar, para abanar a pobre mulher caída.. Pontos de ônibus cheios de interrogações e vontades de sair voando dalí. Novamente me expremi, sem poder ler uma palavra do que lia. Por que são paulo tanto me irrita? Sou teu excesso de contigente? Não sou eu que te faço as enchentes, é o chão que não tem mais por onde entrar a água e que escorre indefinida até parar. Quando enfim encontra abrigo, percebe-se cheia de tantas águas que também não puderam descer pro chão e inundadas, esparramam-se todas.. como os homens e mulheres de tantos trens.

Que aperto me conforta os calos?
Quantas vidas em vidros embassados...
Que coisa tamanha-grande é essa maravilha?

Se possível, se alguém lesse e pudesse ser um pouco mais revolucionário que eu, se alguém pudesse passar desse estágio pra frente.. Minha covardia começa aqui! Vim até aqui e escrevi pra dizer que São Paulo não suporta gente. Foi só até aqui que eu vim. Coragem para uns, covardia para outros, mas só posso vir até aqui!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O slogan é claro, venha fazer parte do mundo... venha morar em SP, a terra das oportunidades. Que propaganda enganosa meu amigo, todos amontoados em favelas com esgoto a céu aberto e todas as putricidades que possam existir... me pergunto porque? Será mesmo que essas pessoas que migram as montes e continuam migrando não poderiam tentar se desenvolver em seus lugares e assim mudar a relidade daquilo? Não sou contra a migração... pelo contrario, mas porque eles não olham um pouco mais pra dentro, porque não acreditam que aquilo pode mudar? Eu acredito, mas se seus próprios filhos fogem aos montes quem olhará por ele?

    ResponderExcluir
  3. Só um adendo:

    A metrópole não seria tão ruim se não tivesse tanta gente. O pior não é aturar as adversidades do mundo Paulistano, e sua opaca vida entre os que desconhecem a coragem, os que aceitam bem ATÉ DEMAIS sua condição de urbano e, os indiferentes que apenas agüentam por falta de opção... o pior é descobrir que as vezes, tudo isso faz falta quando se está longe.

    Com muito sarcasmo, me comparo à Vagabunda que apanha e no fundo... gosta!

    ResponderExcluir
  4. Vivemos numa cidade maravilhosa e ao mesmo tempo caótica.

    São Paulo é um paradoxo, uma contradição.

    Ao mesmo tempo que temos ótimos empregos, os melhores centros culturais,

    oportunidades de negócios, somos prisioneiros dessa metrópole utópica.

    O trânsito lastimável, transportes públicos precários,poluição, enchentes...

    Muita gente? Sim, muita! Mas será essa a causa principal? Muita gente?

    Ou será que não temos mais respostas para essas questões e por isso é mais fácil dizer qualquer coisa , calar-se ou aceitar?

    Falar, brigar , reclamar, por a culpa no governo, na migração, resolve o quê?

    Desabafar ajuda a expressar seus descontentamentos,suas frustrações tristezas e indignação.

    Mas fazer algo pra mudar, quem se habilita?

    E acredito que poderíamos fazer a nossa parte com o propósito de encontrar a solução e não apenas reclamar, falar e escrever bonito, correto e admirável.

    Todos hipócritas! E hipócrita tambem sou eu, que falo, falo e com meu verbo nao resolvo nada.

    Precisamos deixar nosso egoísmo de lado e acharmos a solução! E não apenas falar dos problemas e reclamar.

    Querendo ou não, nós contribuímos para criar este mundo miserável, maravilhoso e problemático. É nossa responsabilidade fazer algo pra mudar essa situação.

    Acredito que se começarmos a revolução dentro de nós mesmos,ela se expandirá para o mundo todo.

    Porque somos o mundo inteiro, a existência inteira.O mundo é nosso reflexo de uma forma mais ampla.

    Então se quisermos mudar nossa condição, a situação em que o mundo se encontra, mudemos a nós mesmos primeiro.

    Achar o paraiso dentro de si, mesmo com todos esses problemas do mundo. Dentro de nós há um mundo de paz, de alegria,de luz e é encontrando esse paraíso interno que ele se se expandirá ao mundo externo.

    Se cada um de nós puder olhar pra dentro de si, assumir nossa responsabilidade pelo mundo, e contribuirmos cada um, com o que temos de melhor, o mundo muda! Nós somos a luz do mundo!

    Sejamos mais e mais pessoas melhores , generosas, amorosas,pacíficas. Não tornemos o mundo pior com o nosso lixo interno.Transformar a si mesmo para transformar o mundo, essa é a chave!

    ResponderExcluir

Não me procure se não for importante